ARIS-MT acompanha elaboração do Plano de Saneamento em Rondonópolis e destaca melhoria dos serviços
Publicado: 27/09/2024 ás 14:21:00
Durante três dias, o engenheiro Paulo Donizete da Costa, Diretor Técnico da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Estado de Mato Grosso (ARIS-MT), esteve em Rondonópolis para acompanhar o desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento e seu regulamento.
Segundo Paulo Donizete, a iniciativa promoveu uma troca de experiências entre a ARIS-MT e a equipe técnica do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), autarquia responsável pela gestão do sistema de captação, tratamento e abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário, além da coleta e destinação final de resíduos sólidos no município.
"Como Agência Reguladora, nosso objetivo foi conhecer de perto as atualizações que estão sendo propostas e discutir questões cruciais para o saneamento de Rondonópolis. O serviço prestado aqui é de alta qualidade, mas há sempre espaço para melhorias", destacou o diretor técnico.
Além da própria equipe técnica, o Sanear também contratou uma empresa especializada para auxiliar na elaboração do Plano Municipal de Saneamento. Conforme a Lei Federal nº 11.445/2007, todos os cidadãos de Rondonópolis podem participar ativamente na análise e verificação do plano.
O documento é composto por diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos da autarquia, além de avaliar o estado de salubridade ambiental e a prestação dos serviços públicos relacionados ao saneamento básico na cidade.