Ouvidoria

Canal de comunicação entre a ARIS e a população, para consultas, denúncias, reclamações, elogios e mais..

Portal Transparência

Site em que os cidadãos podem consultar todos os gastos, investimentos, licitações e outros documentos diversos.

Fale Conosco

Neste espaço você pode esclarecer suas dúvidas, dar sua opinião ou sugestão e falar com a gente sobre outros assuntos que desejar.

ARIS-MT recebe visita técnica da ANA e manual sobre matriz de riscos

Publicado em 13/04/2025

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS-MT) recebeu, nesta quarta-feira (9), a visita técnica de representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Na ocasião, foi entregue oficialmente o Manual Orientativo para Aplicação da Norma de Referência nº 5, que trata da matriz de riscos em contratos de prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Participaram da visita os especialistas da ANA Raphael Lima, Sávia M. L. Rodrigues, Raquel T. Habe e Flávia A. F. Teles. Esta foi a primeira visita técnica do grupo à sede da ARIS-MT, que, em julho, completa cinco anos de fundação, com 12 municípios consorciados e mais de 800 mil habitantes atendidos.

O manual tem como objetivo apoiar os titulares dos serviços públicos e as entidades reguladoras infranacionais na compreensão e padronização dos contratos de concessão. 
“O documento reúne desde os conceitos previstos na norma até modelos de cláusulas contratuais sobre a matriz de riscos”, destacou Raphael Lima.

Durante a reunião, os diretores da ARIS-MT, Paulo Donozeti e Carlos Minakami, e o procurador jurídico Alexandre Quidá apresentaram as principais demandas da agência relacionadas à regulação dos municípios consorciados.

Para o Diretor técnico,  Paulo Donozeti, a iniciativa representa um avanço importante. “Consideramos fundamental essa aproximação com a ANA. Muitas vezes, por estarem em Brasília, os membros da agência não têm contato direto com a realidade das agências locais e dos municípios. Essa integração fortalece o trabalho técnico da ARIS-MT”, afirmou.